quarta-feira, 17 de agosto de 2016

10/09/2016 - Subida ao Alto das Portas de Ródão

Passeio Pedestre Interpretativo


Rasgando a imponente crista quartzítica, o rio Tejo corre encaixado passando por uma abertura chamada Portas de Ródão. Com cerca de 170 metros de desnível, este autêntico monumento natural é o habitat de muitas espécies rúpicolas.

Propomos-lhe um percurso circular, desde Vila Velha de Ródão até ao alto das Portas já na margem esquerda do rio. Por entre zimbros e acompanhados pelo Grifo em voo planado, iremos encontrar vestígios geológicos de um Tejo diferente.

Pontos de interesse: Garganta das Portas de Ródão; Colonia de Grifos (espécie de abutre Gyps fulvus); Possibilidade de observação de Águia-de-Bonelli (Hieraaetus fasciatus) e Cegonha-preta (Ciconia nigra); Grande população de Zimbro (Juniperus oxycedrus); População da planta carnívora Drosophyllum lusitanicum; Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro; Troncos fósseis.







Nota: Para uma observação mais pormenorizada e intensa das aves rupícolas, iremos ter binóculos à disposição dos participantes.

Ponto de Encontro: Estação da CP de Ródão
Hora de início: 10h45
Hora de finalização: 18h30
O horário da atividade foi definido tendo em conta o horário do comboio proveniente de Lisboa.

Distância percorrida: 12,5 km
Grau de dificuldade: difícil
Público-alvo: a partir dos 12 anos
Preço: 10€ (inclui acompanhamento técnico e científico e seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil). As crianças até aos 12 anos não pagam, devendo, no entanto, ser consideradas na inscrição.

Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis para andar.
O almoço será volante e trazido por cada participante. Aconselha-se sandes, fruta e água.
Actividade com número limitado de participantes.
Inscrições:
E-mail: geral@caminhoscomvida.com
Tlm: 916084720
Dados: nome completo e data de nascimento de todos os participantes e um contacto.
               
Sugestão: Poderá utilizar o comboio da linha da Beira Baixa, tendo como destino a estação de Ródão, para se deslocar até ao local de início da atividade e desfrutar de uma viagem bastante interessante pela margem do rio Tejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário