segunda-feira, 17 de julho de 2017

30/07/2017 - Caminho de São Simão

Passeio Pedestre

Local: Figueiró dos Vinhos


A aldeia de Casal de São Simão, Aldeia do Xisto, localizada no concelho de Figueiró dos Vinhos, é o ponto de partida para um passeio pedestre que percorre um território de grande beleza e bastante rico em património natural e histórico-cultural.
Iremos percorrer as estreitas ruas da aldeia até nos embrenharmos no bosque de sobreiros que desce pela encosta até à ribeira de Alge. A chegada à ribeira é surpreendente! A vegetação é luxuriante e o som das águas límpidas acompanha-nos o andar.
Ao longo do caminho que acompanha o curso das ribeiras de Alge e do Fato, vamos encontrar bosques povoados de carvalho-alvarinho (Quercus robur), medronheiro (Arbutus unedo), loureiro (Laurus nobilis), castanheiro (Castanea sativa) e amieiro (Alnus glutinosa). Aqui, podemos encontrar espécies de libelinhas do género Calopteryx, o agitado melro-d’água (Cinclus cinclus), a esquiva lontra (Lutra lutra) e a rã-ibérica (Rana iberica).
Venha connosco conhecer mais este belo recanto de Portugal!
Nota: Vamos para uma região recentemente atingida por um incêndio florestal. Algumas partes deste percurso também foram atingidas, no entanto a beleza do mesmo mantém-se. Tratando-se de um passeio pedestre interpretativo, vamos fazer também uma abordagem à influência que o fogo tem na paisagem, na vegetação, no solo, etc…







Ponto de Encontro: Estacionamento à entrada da aldeia, junto ao restaurante Varanda do Casal.
Hora de início: 10h00
Hora de finalização: 14h30
Distância percorrida: 6 km
Grau de dificuldade: Baixo, embora por vezes o terreno seja acidentado.
Público-alvo: a partir dos 12 anos
Preço: 10€ (inclui acompanhamento técnico e científico, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil). As crianças até aos 12 anos não pagam, devendo, no entanto, ser consideradas na inscrição.
Aconselha-se que se façam acompanhar de reforço alimentar à base de sandes, fruta e água.
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis para andar e adequados às condições climatéricas (desaconselha-se o uso de calções e sandálias).
Atividade com número limitado de participantes.
Inscrições:
E-mail: geral@caminhoscomvida.com
Tlm.: 916084720
Dados: nome completo e data de nascimento de todos os participantes e um contacto.


Caso não tenha oportunidade de participar nesta atividade na data marcada, poderemos realizá-la noutra data para um grupo com o mínimo de 6 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário