sábado, 17 de fevereiro de 2018

18/03/2018 - Da Senhora do Círculo às Buracas do Casmilo

Passeio Pedestre Interpretativo

Local: Serra da Sicó (concelho de Condeixa-a-Nova)



Furadouro é uma pequena aldeia do concelho de Condeixa-a-Nova, situada na serra de Sicó. É aqui que iniciamos o percurso, que nos leva à descoberta de um território de cariz rural e onde o processo de evolução cársica do relevo conduziu à formação de paisagens peculiares, de grande beleza e com elevado valor patrimonial.
Lá no alto ergue-se o santuário da Senhora do Círculo, local de romaria das gentes da região. Como muitos já o fizeram, também nós iremos subir e admirar a magnifica vista proporcionada por este miradouro natural. A partir daqui segue-se a descida por caminhos e trilhos que nos levam até ao Vale das Buracas. Trata-se de um canhão fluviocársico, cujas vertentes se abrem em concavidades de desenvolvimento horizontal, as designadas buracas, que lembram, vagamente, largas bocas prontas a tragar. Daqui até à aldeia do Casmilo é um saltinho, mas antes, ainda iremos encontrar um dos maiores campos de lapiás da serra, pequenas dolinas e os característicos muros de pedra solta. Seguimos, então em direcção ao Furadouro onde termina a nossa aventura.







Ponto de Encontro: Junto à igreja do Furadouro

Hora de início: 10h00 | Hora de finalização: 16h30

Distância a percorrer: 13,5 km | Grau de dificuldade: Médio

Público-alvo: a partir dos 12 anos

Preço: 10€ (inclui acompanhamento técnico e científico e seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil). As crianças até aos 12 anos não pagam, devendo, no entanto, ser consideradas na inscrição.

O almoço será volante e trazido por cada participante. Aconselha-se sandes, fruta e água.

Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis para andar e adequados às condições climatéricas.

Actividade com número limitado de participantes.

Inscrições:
E-mail: mgoretelopes@hotmail.com
Tlm: 916084720
Dados: nome completo e data de nascimento de todos os participantes e um contacto.


Sem comentários:

Enviar um comentário